A Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) apresentou nesta sexta o projeto da UTI Empresarial, que vai colocar à disposição de pequenas empresas 16 espaços para casos de grave situação econômica com risco de fechamento.
A ideia é oferecer alternativa para empresas que estão devolvendo o prédio em função da perda de renda nas atividades com lojas físicas. As empresas terão boxes de funcionamento, acesso à internet e outras estruturas de suporte.
O presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, explicou que além dessa estrutura física, as empresas inscritas nos programas vão receber consultoria e orientação para desenvolvimento dos negócios, que será feita com suporte do Sebrae. O programa foi apresentado em uma transmissão ao vivo feita pela Acim
Os boxes vão ocupar espaço no prédio da Acim, com acesso pela rua Prudente de Moraes. O prédio sofreu adaptações físicas para receber os 16 boxes. Haverá limite máximo de dois funcionários por empresa para garantir também condições de distanciamento para quem trabalha e para consumidores.
Segundo o gerente do escritório do Sebrae na cidade, Ricardo Borghesi Calil, o atendimento envolve consultorias, orientações, videoconferências e outras formas de qualificação e aperfeiçoamento dos pequenos empresários.
As empresas selecionadas poderão manter atividade no espaço durante 60 dias, independentemente de serem associadas ou não. O principal critério de seleção será uma avaliação sobre potencial de recuperação das empresas candidatas e as condições de necessidade das empresas. Os interessados deverão preencher um formulário com todos os dados do negócio.
Todos os selecionados vão ter que cumprir obrigações legais, inclusive quanto aos horários de atendimento, além de todos os protocolos de controle sanitário.
O programa envolve ainda suporte de conselhos especiais da Acim, como o Conselho do Advogado, que deve contribuir com orientações jurídicas para as empresas atendidas.
Adriano Luiz Martins, disse ainda que o programa vai atender outras empresas no que a entidade chama de “ambulatório empresarial”. São casos em que as empresas não terão espaço físico para suas atividades mas poderão receber todas as medidas de orientação e suporte. Os interessados podem fazer contato com a Acim pelo telefone 3402-3300, diretamente na sede da entidade, na rua 24 de Dezembro, 678, ou pelo email [email protected]