Começa neste sábado (27) o calendário de pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial para os inscritos no programa por meio do site ou do aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial. O anúncio, oficializado pelo governo nesta sexta-feira (26), pôs fim a longo período de atraso e indefinição em relação ao benefício.
Leia também:
- Bolsonaro confirma mais três parcelas do auxílio e corte do valor, que vai cair mais a cada mês; veja
- Após emissões para o auxílio, Brasil tem mais CPFs que pessoas; entenda
- 8 a cada 10 brasileiros adultos recebem algum benefício do governo
Assim como a segunda parcela do auxílio emergencial , a terceira também será divida entre os calendários de depósitos na conta poupança social da Caixa Econômica Federal em nome do trabalho e o de saques e transferências para outras contas. Neste sábado (27), começa somente o primeiro desses calendários e para uma pequena parcela de beneficiários, os brasileiros nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Os saques e transferências só começam em 18 de julho.
Os depósitos serão feitos pela Caixa entre este sábado (27) e o próximo (4) e escalonados de acordo com os meses de nascimento dos beneficiários, bem como os saques, que ainda serão muito mais espaçados, com liberações de 18 de julho a 19 de setembro.
Além do novo calendário da terceira parcela, voltada aos inscritos no programa, que compõem a maior parte do número de beneficiários, o governo já está pagando os R$ 600 pela terceira vez aos inscritos no Bolsa Família que migraram temporariamente para o auxílio. O calendário para esse grupo segue as datas regulares do programa de transferência de renda e termina na próxima terça-feira (30).
Confira os calendários da terceira parcela a partir deste sábado
Bolsa Família:
- Segunda-feira – 29 de junho: inscritos com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 9; e
- Terça-feira – 30: inscritos com NIS terminado em 0.
Depósito em poupança social:
- 27 de junho: nascidos em janeiro e fevereiro;
- 30 de junho: nascidos em março e abril;
- 1º de julho: nascidos em maio e junho;
- 02 de julho: nascidos em julho e agosto;
- 03 de julho: nascidos em setembro e outubro; e
- 04 de julho: nascidos em novembro e dezembro.
Calendário para saque e transferência da poupança social
- 18 de julho: nascidos em janeiro;
- 25 de julho: nascidos em fevereiro;
- 01 de agosto: nascidos em março;
- 08 de agosto: nascidos em abril;
- 15 de agosto: nascidos em maio;
- 29 de agosto: nascidos em junho;
- 01 de setembro: nascidos em julho;
- 08 de setembro: nascidos em agosto;
- 10 de setembro: nascidos em setembro;
- 12 de setembro: nascidos em outubro;
- 15 de setembro: nascidos em novembro;e
- 19 de setembro: nascidos em dezembro.
Além do calendário regular, que beneficia os primeiros aprovados pelo governo a receberem, há também os lotes que tiveram o auxílio liberado com atraso , que recebem nas mesmas datas, mas os valores são referentes a uma parcela anterior. Neste sábado, por exemplo, a Caixa paga lotes da segunda e até da primeira parcela àqueles que chama de “novos inscritos”. Estão previstos pagamentos da terceira parcela, para o lote 1; da segunda, para o lote 2; e da primeira, para o lote 4. Ao todo, recebem o auxílio neste sábado cerca de 6,5 milhões de brasileiros nascidos em janeiro e fevereiro.