A divulgação dos boletins diários sobre evolução do coronavírus em Vera Cruz, cidade vizinha de Marília, passou a ser acompanhada por um alerta da prefeitura sobre sigilo dos nomes dos pacientes para preservar privacidade e imagem dos atingidos pelo vírus.
Com pouco mais de dez mil habitantes, a cidade passou a registrar mensagens em redes sociais com pedidos de divulgação de nomes ou incentivo para que os pacientes se identifiquem e ajudem na prevenção e testes para pessoas com as quais tiveram contato.
Além dos alertas nos boletins, a prefeitura divulgou em mensagem em que destaca a importância da prevenção e o respeito à privacidade dos pacientes.
“O momento agora é de união. Sim, união. Vamos juntar forças para vencer o coronavírus. Mais do que nomes dos infectados o que precisamos é conscientizar a todos sobre os devidos cuidados e determinações que devem ser cumpridos.“
“Deveria quem esta positivo ser bem sincero e assumir que esta doente, com certeza essas pessoas nao pegaram dentro de suas casa, se fosse eu a primeira coisa que iria fazer seria comunicar a todos que estou doente, assim ajudando a quem teve contato comigo se previnir antes”, diz uma das mensagens sobre a preocupação com os casos confirmados.
“O que tá faltando e fazer um mapa da cidade e marca de vermelho os lugares que são confirmado a doença para o povo fica esperto”, diz outra postagem de morador.
Vera Cruz tem cinco casos confirmados da doença. Registrou no início do mês o primeiro óbito relacionado ao coronavírus. O boletim oficial aponta que entre os confirmados, dois são considerados curados e dois em possibilidade de transmissão.
A cidade tem ainda 29 casos suspeitos que aguardam divulgação de exames. Contabiliza ainda 54 exames descartados.