Marília

HC de Marília vai manter uso de cloroquina; médico e paciente vão decidir

HC de Marília vai manter uso de cloroquina; médico e paciente vão decidir

O Hospital das Clínicas de Marília, referência em atendimento ao coronavírus para toda a regional de saúde que envolve 62 municípios, decidiu manter o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19.

A medida, que contraria uma avaliação da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) foi tomada pelo grupo especial de acompanhamento da epidemia formado no hospital.

Segundo HC, atualmente o hospital os protocolos do Estado de São Paulo e do CFM, de modo que recebeu a medicação, embora a cloroquina não esteja entre os medicamentos utilizados de maneira protocolar para tratamento da Covid-19.

“Desse modo, é possível sua utilização de forma compassiva, conforme o Protocolo Clínico HCFAMEMA para manejo da Covid-19”, diz o hospital.

Segundo o HC, o médico responsável pode prescrever a medicação, bem como a família pode solicitar, desde que seja assinado Termo de Livre Consentimento Esclarecido, uma vez que existem contraindicações científicas.

NOTA OFICIAL

Após a publicação e apesar da transcrição na íntegra de uma mensagem enviada pelo HC, a diretoria do hospital divulgou uma nota de esclarecimento sobre o uso do medicamento. Veja abaixo>

Outro Lado

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA esclarece que a cloroquina não faz parte de seu protocolo de manejo da Covid-19. Ao dizer que o HC, enquanto instituição, vai manter o uso da cloroquina, conforme citado na matéria acima, passa a impressão de que o medicamento era prescrito ou indicado pelo hospital.“