O médico mariliense Alan Laurindo, 42 anos, formado em medicina pela Unimar em 2002, será o primeiro secretário na nova diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia para gestão no biênio 2021-2022. Concorre em uma chapa única inscrita.
Radicado em Ribeirão Preto, onde cursou especialização e mestrado em ciências médicas, o nefrologista mariliense destaca que a instituição atua com programas de valorização, qualificação profissional, atualização e ações junto aos órgãos públicos para desenvolvimento do setor.
“Além do contínuo aprimoramento e apoio a pesquisa e divulgação de conhecimento através de congressos reconhecido nacional e internacionalmente, a sociedade atua também diretamente em contato com o Ministério da Saúde discutindo os recursos necessários para prover o custeio do tratamento”, explica o médico.
São ações que envolvem especialmente os casos de substituição renal nas áreas de hemodiálise, diálise peritoneal, atendimentos ambulatoriais ao paciente portador da doença renal crônica (insuficiência renal) e transplante renal.
Alan Laurindo diz que a partir da atuação na sociedade pretende ajudar a especialidade também em Marília.
“Sem dúvidas Marília é uma cidade muito importante no cenário nacional da nefrologia, com uma história de destaque como um centro que atua em todas as frentes da especialidade inclusive nos transplantes renais”, diz o médico.
Durante sua especialização, conheceu o atual presidente da chapa Prof.Dr. Osvaldo Merege. Desde então atuam juntos na clínica de hemodiálise e no Serviço de Nefrologia na formação de novos médicos especialistas.
“Hoje é uma instituição ligada à Santa Casa onde temos residência médica reconhecida pelo MEC e especialização em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.” A partir dessa convivência surgiu o convite para integrar a chapa na instituição.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia foi fundada no dia 02 de agosto de 1960, alguns meses antes da fundação da Sociedade Internacional da especialidade.