Marília

HC de Marília prepara estrutura para transplantes de fígado na cidade

HC de Marília prepara estrutura para transplantes de fígado na cidade

O cirurgião do aparelho digestivo do HCFAMEMA, Francisco Sergi, coordena um projeto para transformar o principal centro médico de Marília e região em uma referência do SUS para tratamento de pacientes com doenças hepáticas, como a cirrose, que necessitam de um transplante de fígado. 

Os transplantes de órgãos e tecidos só podem ser realizados por equipes e hospitais autorizados e fiscalizados pelo Ministério da Saúde, conforme determina a Lei 9.434/97 e o Decreto 2.268/97 sobre Cadastro Único de Receptores. Atualmente na região de Marília, estão autorizados a fazer transplantes apenas o HCFAMEMA, e somente para córnea e ossos, e a Santa Casa, para rins e ossos.

Francisco Sergi conta que o HCFAMEMA já possui equipe profissional autorizada para a captação de fígado (retirada do órgão). Nos dias 15 e 16 de julho a Instituição foi responsável pelas duas primeiras captações de fígado por equipe própria. Até então era preciso chamar equipes captadoras dos hospitais receptores ou transplantadores para efetuar a retirada do órgão.

Segundo ele, para o HCFAMEMA poder realizar também o transplante de fígado é preciso antes se estruturar, preparar equipes para oferecer o tratamento e acompanhamento dos pacientes com doenças hepáticas, como o próprio transplante. Só então poderão conseguir a autorização para este tipo de procedimento.

“Os pacientes não precisariam mais ser transferidos para outra região para receber o tratamento e transplante”, disse o cirurgião.