Nacional

Motoboy vítima de racismo ganha doações; família de agressor aponta esquizofrenia

Motoboy vítima de racismo ganha doações; família de agressor aponta esquizofrenia

O motoboy Mateus Pires, 19 anos, vítima de um ataque de racismo e outras ofensas durante uma entrega, virou centro de campanhas de apoio que vão dar a ele uma moto 0km, doações em dinheiro e uma extensa rede de amigos.

Mateus foi ofendido por um homem de 31 anos, Mateus Abreu de Almeida Couto, morador em condomínio de casas em Valinhos, na região de Campinas.

A página Razões para Acreditar lançou uma vaquinha de apoio ao rapaz e menos de 24h depois de as ofensas viralizarem já havia arrecadado pouco mais de R$ 100 mil.

O caso explícito de racismo – o agressor passa a mão na pele branca e diz ao motoboy “você tem inveja disso” – provocou muitas reações de famosos.

Em uma delas, o apresentador Luciano Huck conversou com Mateus Pires e prometeu uma moto novo.

ESQUIZOFRENIA

A família do agressor já comunicou à polícia que o homem sofre de esquizofrenia.

Há informações de outras situações polêmicas que viraram caso de polícia envolvendo o rapaz, como uma denúncia de furto de um carro que estava na oficina e confusões em um condomínio de apartamentos em que morava.

A polícia registrou o caso mas até a tarde de ontem não havia aberto inquérito. Falta uma representação oficial do ofendido. Além disso, a polícia aguarda um laudo médico oficial sobre o argumento de esquizofrenia.