Emprego

Garça abre nova turma de qualificação e renda para trabalhadores desempregados

Garça abre nova turma de qualificação e renda para trabalhadores desempregados

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead) “Meu Emprego Cidadão Trabalhador” abriu uma nova turma em Garça (30km de Marília) para oferecer qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Envolve uma parceria entre o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Garça.

“A primeira turma do programa Meu Emprego Cidadão Trabalhador, trouxe resultados muito satisfatórios, tanto para os participantes, que tiveram renda e se qualificaram, quanto para as escolas que receberam seus serviços. Esperamos que essa nova turma siga o mesmo caminho, proporcionando aos novos participantes receitas para o sustento de suas famílias e conhecimentos específicos para recolocação no mercado de trabalho”, informou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Henrique Severino.

O prazo para as inscrições vai de segunda-feira, 17 de agosto, até quinta-feira, dia 20. O interessado deve ter entre 17 e 70 anos, estar em situação de desempregado igual ou superior a um ano, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego, aposentado, receba PCP ou qualquer outro programa assistencial equivalente que esteja ligado a previdência social, que não seja temporário.

Se tiver MEI não poderá se inscrever, pois o sistema acusa cadastro no CNIS. Também é preciso ter residência no município há pelo menos dois anos.Apenas um beneficiário por núcleo familiar será autorizado a se cadastrar.

Para a efetivação da inscrição, o interessado deverá apresentar o RG, CPF/CIC, Carteira de Trabalho e Previdência Social, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). 

Os participantes atuarão em atividades como limpeza de vias públicas e serviços gerais, permanecerão no programa por seis meses, podendo prorrogar por mais três meses, durante seis horas por dia, quatro vezes na semana, e frequentarão o curso de qualificação profissional, um dia por semana. Ao todo, serão 150 horas de capacitação. 

Os interessados pelas vagas de emprego poderão se inscrever pessoalmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Garça, na Rua 15 de Novembro, número 110. A seleção dos candidatos será realizada pelo Governo do Estado.