Marília

Portal oficial do Vaticano publica artigo de mestranda em Direito da Unimar

Portal oficial do Vaticano publica artigo de mestranda em Direito da Unimar

Uma acadêmica do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar) teve seu artigo científico publicado no site oficial do Vaticano, o Vatican News. O estudo aborda as possibilidades apresentadas para a transformação econômica do mundo proposta pelo Papa Francisco. A publicação se deu após a leitura do artigo pelo próprio Pontífice.

A mestranda e oficial de justiça na cidade de Cáceres, no estado de Mato Grosso, Mireni de Oliveira Costa Silva, intitulou a pesquisa como “Outra Economia Possível – Interfaces entre a economia de Francisco e a agenda 2030”, com visões sobre uma possível saída para os problemas da fome, miséria e degradação ao meio ambiente.

Segundo Mireni, a proposta chamou a atenção porque apresenta transformações que ela acredita serem necessárias e possíveis, além de se encaixar com a proposta do Mestrado. “Decidi escrever sobre o tema após ter conhecimento da proposta apresentada pelo Papa, na qual é feito um chamamento para que os jovens economistas promovam discussões sobre um novo modelo de economia para o planeta. Ele estava muito pautado aos fundamentos da sustentabilidade e solidariedade, usando expressões como ‘Economia que dá vida e não mata’ e ‘Economia que inclua e não exclua’”, explica.   

Durante as pesquisas, Mireni precisou de informações de documentos e livros do Vaticano. Para isso, enviou um e-mail informando sobre a pesquisa e solicitando o apoio. Para sua surpresa, além do compartilhamento das informações, foi solicitado o envio do artigo para leitura do Papa Francisco.

Ainda segundo Mireni, foi um momento de extrema felicidade “Em abril, um assessor do Vaticano respondeu ao meu e-mail dizendo que meu artigo havia sido impresso e que seria entregue ao Papa para leitura. Só ali, estava maravilhada. Cerca de um mês depois, recebi outro e-mail dizendo que o artigo seria publicado no Vatican News, o que aconteceu no final do mês de julho. Fiquei extremamente lisonjeada e feliz com a notícia”, detalha.

Mireni destaca ainda outro grande momento acadêmico vivido. “Outra grande felicidade foi ser aprovada no programa de pós graduação da Unimar. Eu tinha amigos que haviam feito mestrado na Instituição e sempre me falaram sobre a qualidade, o que comprovei já na minha primeira semana de aula. O nível do programa de mestrado é de excelência e o corpo docente maravilhoso”, destaca.

A pesquisa da acadêmica teve início a partir de trabalho proposto na disciplina de Direito Constitucional e Econômico, ministrada pelo docente e Procurador da República, Dr. Jefferson Aparecido Dias.

Segundo ele, durante as aulas os acadêmicos são estimulados a inovar. “A minha disciplina tem a proposta de fazer os alunos pensarem fora da caixinha, pensando em alternativas, a partir de novas teorias. Foram apresentadas algumas teorias para a turma e a Mireni desenvolveu este artigo fazendo o paralelo da agenda 2030 e a economia de Francisco. Para tanto, ela teve que buscar informações junto ao vaticano e foi solicitado que ela enviasse este artigo para que o Papa pudesse ler e, diante da aprovação de sua Santidade, foi publicado. Ela recebeu com enorme alegria e nós também porque é o reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido pela Mireni e pela Universidade de Marília”, revela.

O Mestrado em Direito é realizado por meio de um convênio entre a Universidade de Marília, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso e a Associação Mato-Grossense dos Magistrados. “A Unimar tem a proposta de levar o programa de Pós-graduação para regiões que não oferecem Mestrado e Doutorado em Direito. Em razão disso, foi estabelecida esta parceria e oferecidas 20 vagas de Mestrado. É uma experiência muito interessante. No início os acadêmicos ficam receosos, mas vão conhecendo as disciplinas e desenvolvendo suas habilidades. Ao final, muitos deles descobrem a aptidão para a vida acadêmica, podendo ser um agente multiplicador de conhecimento em sua região”, finaliza.

Entrevista ao Vatican News

A Mestranda recebeu do pai, desde pequena, motivação para estudar. Ele, um pequeno agricultor que ficou viúvo aos 47 anos e precisou cuidar de seus 12 filhos sozinhos, sempre buscou mostrar aos filhos que a educação transforma.

Mireni conta que tinha apenas 1 ano quando sua mãe faleceu e seu pai não mediu esforços para que ela e os irmãos tivessem uma excelente educação porque para ele, apenas o estudo tem o poder da transformação. “Meu pai sempre trabalhou na lavoura, plantava para o sustento da família e sempre nos incentivou a estudar. Falar dele é motivo de orgulho pra mim, os últimos 16 anos de vida ele morou comigo e há quase dois anos faleceu, com 93 anos”, conta.

Sua história e dedicação chamou a atenção do Vaticano e ela, além de ter o artigo publicado na íntegra, teve uma matéria publicada em que pode falar mais sobre sua trajetória e pesquisa. Após a publicação do artigo, Mireni foi convidada a ministrar uma palestra no “Ciclo de Palestras e Debates” promovido pela Escola da Magistratura do Mato Grosso e pela equipe de jornalismo do site Vatican News a contar mais detalhes sobre sua vida e pesquisa.

“Eu fiquei feliz em falar com o Vatican News, contar mais sobre a minha identidade e com a causa da Economia de Francisco, porque penso que é extremamente necessário voltarmos os olhos para essa causa,  pois é muita gente sofrendo por ação irresponsável de governos”, finaliza.