Marília

Áudio tem ordem para PM liberar carro de vereadora - 'se fizer está afastado' -; ouça

Áudio tem ordem para PM liberar carro de vereadora - 'se fizer está afastado' -; ouça

Um áudio com a conversa em que um policial de Marília recebe ordem para liberar o carro de uma vereadora em Marília – sem documento e com indicação de pneus ruins – vazou na internet e mostra ameaça de afastamento e frases como “o que você tá achando você que é” e “você vai pagar o guincho?”.

O caso aconteceu na madrugada de domingo. O carro da vereadora Sílvia Daniela D’Avila Alves, a professora Daniela, foi paralisado em blitz e autuado por estar com licenciamento vencido e pneus em más condições. O carro foi guinchado.

A informação sobre o afastamento do policial circulou na quinta-feira e provocou onda de reações de moradores contra o comando da polícia e a “carteirada”, que é enquadrada como crime de abuso de autoridade pela nova legislação sobre serviços públicos.

A PM abriu um processo de investigação do caso que tradicionalmente é acompanhado por medidas de afastamento dos policiais envolvidos. O Giro Marília enviou ao Serviço de Comunicação da Polícia Militar um pedido de informações sobre o áudio e o processo de apuração do caso. Aguarda resposta para divulgar a manifestação.

O vazamento do áudio acompanha um momento em que a Polícia Militar busca maior transparência nas relações e previsão de que os policiais usem câmeras acopladas às fardas para registrar sua atuação nas ruas.

O áudio foi distribuído em redes sociais com um vídeo de um advogado criminalista de São Paulo que aponta o caso como abuso de autoridade. O arquivo não mostra a conversa toda. Não há qualquer manifestação da vereadora na conversa e nem identificação pessoal dos envolvidos.

A gravação inclui momentos de ameaça de punição – “só vou falar uma coisa para você, se fizer isso segunda-feira você não tá mais no trânsito – e críticas à atuação profissional do policial – Quem trabalha no trânsito tem que ter jogo de cintura e bom senso.

Ouça abaixo a íntegra do áudio divulgado pelo advogado

VEREADORA

A vereadora Professora Daniela divulgou na noite de quinta uma nota pessoal em que fala sobre o caso e um laudo de uma empresa de pneus da cidade com informação de que os pneus não estavam irregulares.

Com relação ao remanejamento de um setor para o outro, realizado pelo 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) de um policial militar que exercia atividades na fiscalização do trânsito urbano, a vereadora Professora Daniela (PL) esclarece que: em nenhum momento seu telefonema para a comandante tenente-coronel Márcia Crystal teve o objetivo de praticar tráfico de influência, apenas se tratou de uma solicitação de esclarecimento a respeito da possibilidade de apreensão apenas do documento e não do veículo, também não houve nenhuma indagação para que o referido militar fosse punido ao exercer suas funções; comunica que ficou muito preocupada com a filha, uma vez que não se encontrava no local do acontecido e que os pneus não estavam ‘carecas’, conforme comprovado em laudo (anexo). Afirma que concorda com os procedimentos determinados pela legislação de trânsito e que a decisão pelo remanejamento acredita que trata-se de uma medida administrativa interna e exclusiva do Comando da Polícia Militar, alheia ao exercício do mandato de vereadora da Câmara Municipal de Marília.”