Moradoras do bairro Alto Cafezal, próximo ao centro de Marília, denunciaram nas redes sociais morte em série de gatos com sinais de envenenamento. Pelo menos oito animais teriam sido abatidos.
A cuidadora Patrícia Galetti, dona de um estúdio de Yoga na cidade, disse ao Giro que na semana passada foram quatro casos, dos quais um foi salvo a tempo. Os exames mostraram envenenamento, com mesmos sintomas dos outros animais.
“Nesta noite e madrugada foram mais cinco, todos com os mesmos sintomas. Não achamos os alimentos ou de que forma foi o envenenamento, mas são os mesmos sintomas, muitos gastos ao mesmo tempo”, explica Patrícia.
Ela disse que já existem suspeitos para os crimes, que inclusive teriam feito ameaças contra os animais a uma das criadoras, moradora do bairro.
“Já discutimos o caso na polícia e estamos tentando reunir mais provas para formar uma denúncia mais completa e mais forte”, disse Patrícia.
A cuidadora atua com programas de castração para animais de rua em medida para controle de população e abandono dos gatos. Não é ligada a nenhuma organização de proteção, mas atua com incentivo a adoção de animais e dicas para cuidados com gatos.
“Tento conscientizar as pessoas de que os gatos são protegidos por lei. Gato é um animal muito atingido por violência, mas existe a lei, existem pessoas cuidando”, afirmou.