A nova edição da Revista de Informação Legislativa do Senado apresenta um artigo produzido por três pesquisadores da Unimar (Universidade de Marília) sobre pesquisas e análise técnicas da relação entre liberdade econômica e democracia.
É um artigo que une o trabalho de dois docentes experientes e com muitas publicações e um mestrando com forte atuação no setor de direito econômico.
Foi produzido pelo mestre em Direito Negocial Guilherme Prado Bohac de Haro, Professor de Direito Econômico e Empresarial do Centro Universitário Toledo Prudente, com participação dos docentes de pós-graduação Jefferson Dias, doutor em direito e procurador da República, e Walkíria Martinez Heinrich Ferrer, doutora em Educação e pós-doutora em Sociologia do Trabalho.
A Revista é uma publicação trimestral, produzida pela Coordenação de Edições Técnicas do Senado Federal. Publicada desde 1964, é, entre os seus congêneres, o periódico brasileiro que há mais tempo circula ininterruptamente no País.
Divulga artigos inéditos predominantemente nas áreas de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais. Sua missão é contribuir para a análise dos grandes temas em discussão na sociedade brasileira e, consequentemente, em debate no Congresso Nacional.
A pesquisa de Marília analise dados, estatísticas e modelo de gestão em país apontados como de maior ou menor liberdade para atividade econômica.
Mostra que entre os dez países com maior liberdade, seis são considerados democracias plenas, como a Suécia, Canadá e Reino Unido. Entre os dez de menor liberdade, sete são apontados como autoritários, nenhum com modelo de democracia perfeita.
Veja a íntegra do artigo com os gráficos e as informações levantadas pelos pesquisadores.