Marília

Convenções neste sábado lançam candidatura de Camarinha; ex-PSDB como vice

Convenções neste sábado lançam candidatura de Camarinha; ex-PSDB como vice

Convenções de dez partidos políticos marcadas para a manhã deste sábado em Marília vão lançar a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) à Prefeitura de Marília.

O empresário Paulo Alves, do partido Progressistas, será indicado como candidato a vice-prefeito. Casado com Carolina Casagrande Bedani Alves e pai de dois filhos, Paulo Jorge de Oliveira Alves tem 37 anos.

Ex-dirigente do PSDB – partido do prefeito Daniel Alonso -, Paulo Alves foi centro de duas situações polêmicas em 2016. Primeiro com uma onda de boatos que seria candidato a  vice na reeleição de Vinícius Camarinha e depois em uma disputa judicial que chegou a suspender o registro do partido na cidade, em decisão que acabou derrubada e possibilitou a candidatura e vitória de Daniel.

Além dos dois partidos na chapa majoritária, a frente deve ter apoio do PSB, DEM, Solidariedade, PROS, Patriota, PSC, Avante e Republicanos.

Camarinha, 68 anos, tenta seu quarto mandato como prefeito na cidade. Nascido em, Santa Cruz do Rio Pardo, mudou ainda criança para Marília onde o pai, Josué Camarinha, assumiu cartório e também fez carreira política.

Teve seu primeiro mandato em 1976, eleito vereador pela Arena. Em 1982 foi eleito prefeito pelo PMDB. Em 1990 foi eleito deputado estadual. Em 92 disptuou e perdeu a eleição para prefeitura, vencida por José Salomão AUkar.

Em 94 foi reeleito deputado estadual e em 96 eleito prefeito para o segundo mandato, com reeleição para a prefeitura em 2000. Em 2006 foi eleito deputado federal e reeleito em 2010. Em 2014 conquistou o terceiro mandato como deputado estadual.


A convenção é o primeiro passo legal para o registro da candidatura, que ainda depende de análise da Justiça Eleitoral e eventuais pedidos de impugnação. O encontro acontece no Clube dos Bancários a partir de 10h.