O assistente de ensino da disciplina de Cardiologia da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Professor Dr. João Carlos Moron Saes Braga, participou da elaboração do capítulo “Ventrículo Esquerdo: Avaliação da Função Diastólica”.
O capítulo integra o livro recém-lançado no Brasil (setembro/2020), “Ecocardiografia e Imagem Cardiovascular”, publicação oficial do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) pela Editora Thieme Revinter.
A obra contempla, em seus 70 capítulos divididos em nove partes, as mais recentes técnicas das diversas modalidades de investigação diagnóstica por imagem destinadas às cardiopatias em suas mais variadas apresentações clínicas.Segundo a Famema, é uma referência brasileira para o melhor estudo e compreensão das doenças do coração e dos vasos.
Destina-se a cardiologistas (em suas diversas subespecialidades), cirurgiões cardiovasculares, clínicos gerais, anestesiologistas dedicados às cardiopatias, intensivistas e aos emergencistas.
Em nota oficial, a Famema lembra qiue o setor de Ecocardiografia da Famema, em parceria com o Hospital das Clínicas de Marília, conta com a atuação do Prof. Dr. Alexandre Rodrigues e da Dra. Fernanda Vilela, além do Prof. Dr. João Saes Braga, e foi responsável pela realização de aproximadamente 4 .000 exames ecocardiográficos no último ano, como ecocardiogramas transtorácicos, transesofágicos, ecocardiogramas sob estresse (físico e farmacológico).
Esses exames são realizados diariamente de forma eletiva nos pacientes provenientes dos ambulatórios de especialidades do HCFAMEMA, em pacientes de outras localidades encaminhados pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) e de caráter emergencial nos pacientes internados nas enfermarias hospitalares, centros de terapia intensiva e sala de emergência do Pronto Socorro do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade do HCFAMEMA.