Um transplante de fígado em São Paulo na semana passada marcou a primeira cirurgia em que o paciente atravessou todas as etapas de diagnóstico, análise, estudo de caso e procedimentos preparatórios no Hospital das Clínicas de Marília.
A cirurgia foi divulgada em redes sociais pelo especialista Francisco Sergi, do HCFamema. O médico atua na cidade para implantação de toda estrutura de transplante no HC. O paciente já teve alta e deve receber em Marília todo aocmpanhamento de evolução.
“Olhando de longe não parece muito, mas pra quem conhece o sistema SUS e suas agruras sabe o quanto esse paciente foi beneficiado por não precisar ficar perambulando ‘pra lá e pra cá’ para fazer exames e ter atendimento especializado”, divulgou o médico.
O procedimento é o ponto alto de um processo de evolução que já havia registrado em julho a primeira cirurgia de captação de fígado por uma equipe da Famema, que foi a Ourinhos em uma situação de emergência.
O trabalho foi impulsionado pela chegada de Sergi ao HC. Especialista em cirurgia do aparelho digestório, ele ampliou quadro de trabalho que já atuava com captação e transplante de rins.
Ainda em julho o HC anunciou que o médico coordenava projeto para realizar a primeira cirurgia na cidade, uma etapa que fica mais próxima. “Já temos outros na fila, e tenho fé em Deus que em breve esses pacientes não precisarão sequer sair de Marilia para fazer o transplante. Sonho não tão distante.”
A superintendente do HCFamema, Paloma Libanio, destacou que ainda neste mês o HC deve inaugurar um ambulatório específico para acompanhamento e procedimentos de problemas com fígado, em uma nova etapa de evolução.