Marília

Missa celebra cem anos de padre Gabriel, pioneiro e referência em Marília

Missa celebra cem anos de padre Gabriel, pioneiro e referência em Marília

Uma celebração especial em ação de graças na Paróquia Santa Isabel de Marília comemora nesta sexta-feira os cem anos de idade do padre Gabriel Frontier, um religioso canadense que foi pioneiro com a congregação do Sagrado Coração no país e é uma referência na cidade.

Ordenado padre em 1945, Gabriel Fortier chegou à cidade em 1958 um grupo de seis religiosos de São Vicente de Paulo, para a direção do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, a pedido de Dom Hugo Bressane, bispo da cidade.

Vive no Seminário junto à paróquia de Santa Isabel. Faz pequenas caminhadas, se alimenta bem, assiste a programas de TV e interage de forma muito carinhosa com todas as pessoas próximas.

“É uma referência forte, feliz. Envelheceu sem perder essa noção do valor da vida. Agradece a tudo que se faça por ele, mesmo os pequenos gestos. E agradece a Deus em tudo o que faz. Mesmo quando recebe um copo de água agradece e abençoa o copo”, explica o padre Cleber Polizer, que acompanha Gabriel no seminário.

O religioso diz que a atuação de Padre Gabriel tem diferentes influências que vão da tradução de textos franceses – “ele fala muito bem os dois idiomas” – à sua atuação religiosa no cotidiano.

“É uma vida com muita fraternidade. Mesmo quando enfrentou problemas de audição, não conseguia acompanhar, participava em todas as atividades com o sentido de se colocar no meio de nós, estar junto”, destaca.

Chegada dos padres vicentinos a Marília na década de 50; padre Gabriel veio em grupo de seis religiosos

Em 1963 tornou-se pároco e iniciou o levantamento para formação de pequenas comunidades e setores. Deixou a paróquia em 1966, quando assumiu atividades na Igreja de São Domingos Sávio em São Paulo, onde também atuou como vigário episcopal na região da Lapa.

Passou por outras cidades no Amazonas e interior paulista, como Presidente Prudente e Jundiaí, antes de retornar a Marília.

A missa especial será feita às 20h e presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Antonio Cipolini, concelebrada com outros religiosos, como padre Cleber.  Terá transmissão ao vivo nas páginas do Facebook da Paróquia Santa Isabel e também no Youtube