O promotor de Justiça Isauro Pigozzi Filho protocolou na Justiça Eleitoral uma ação para impugnar a candidatura do ex-vereador Eduardo Zompero Dias o Bito, que foi cassado pela Câmara por agredir um servidor e tenta em 2020 um novo mandato.
Eduardo foi cassado em 31 de agosto de 2018 por quebra do decoro parlamentar ao desferir um tapa no rosto de um servidor no gabinete da prefeitura da cidade. Irmão da atual prefeita, Renata Zompero Dias Devito, que tenta a reeleição, ele registrou pedido de candidatura a vereador pelo PSDB.
Na ação de impugnação o promotor diz que o ex-vereador tentou na Justiça reverter sua cassação e não conseguiu.
“Assim, observa-se que o candidato Eduardo Zompero Dias, cassado por falta de decoro parlamentar pela Câmara Municipal de Vera Cruz em 31 de agosto de 2018, está dentro do período da inelegibilidade, não restando outra alternativa a não ser indeferir seu registro de candidatura para garantir a lisura e legalidade das Eleições Municipais de 2020”, diz a ação.
O juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, que responde pela vara eleitoral de Vera Cruz, abriu prazo para que o candidato apresente sua defesa e contestação ao pedido. A defesa ainda não foi protocolada.