Marília

Ferrovia - Estado põe concessão federal em retomada 21-22, inclui Marília

Ferrovia - Estado põe concessão federal em retomada 21-22, inclui Marília

Os projetos de investimentos da empresa Rumo Logística na Malha Paulista em ferrovias, que inclui manutenção no trecho de Marilia para eventual retomada do ramal Bauru-Panorama, foram incluídos pelo governador Joao Doria na propaganda do plano de retomada da economia no Estado para 2021-2022.

As obras e ampliações da malha fazem parte de um compromisso da empresa na renovação de concessão federal. Os grandes projetos citados no discurso oficial do governador já foram apresentados como obrigações em análise no governo federal e no TCU (Tribunal de Contas da União).

Estão previstas duplicações e reativações de trechos, ampliação de pátios, modernização da via e melhora na mobilidade nas cidades cortadas pela ferrovia (contornos ferroviários, viadutos, passarelas). Não há indicação de grandes projetos em Marilia.

O pacote da Rumo foi divulgado em maio deste ano em meio a um processo de antecipação da renovação de concessão federal de ferrovias.

O programa é o terceiro conjunto de grandes investimentos que o governador vende como propostas da retomada economia e que envolvem iniciativas antigas, já em andamento antes da epidemia. Doria já havia anunciado a concessão de aeroportos, que também inclui Marilia, e a concessão de rodovias no litoral.

Os grandes investimentos em ferrovias eliminarão áreas de conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 municípios do estado. Entre eles Campinas, Catanduva, Cubatão, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.

Entre as intervenções previstas, destacam-se:

1) Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina

2) Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana

3) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara

4) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro

5) Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários)

6) Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio

7) Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos

8) Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa Marília.

9) Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas