Marília

Delegado com 27 anos de carreira assume DIG e quer integrar delegacias em Marília

Delegado Luiz Sampaio, novo titular da DIG em Marília – Édio Júnior/Jornal da Manhã
Delegado Luiz Sampaio, novo titular da DIG em Marília – Édio Júnior/Jornal da Manhã

Uma publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo de quinta-feira (29) definiu o novo delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) após a morte do delegado Valdir Tramontini, falecido no dia 17. Luís Marcelo Perpétuo Sampaio foi designado para a função e deixa a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes). A posse deve acontecer na próxima semana.

Marcelo Sampio ingressou na Polícia Civil em 1993, um ano depois de concluir o curso de Direito no Instituto Toledo, de Ensino, de Bauru. Nascido em Tupi PAulista, tem 50 anos – faz aniversário em novembro – e ingressou nba carreira na mesma turma e concurso que o delegado Tramontini, a quem substitui.

Atuou por muitos anos em distritos policiais da Grande São Paulo, com passagens por delegacias em Americanópolis, Campo Belo, Tatuapé, Sâo Miguel Paulista e Santo André, até ser transferido para Botucatu, onde atuou na DIG e também como diretor da Cadeia Pùblica da cidade.

Chegou a Marília em 2007 como assistente do delegado José Carlos Costa. Passou à Dise, onde ficou por oito anos até a nova nomeação.

“É um novo desafio, que é mais fácil enfrentar porque o pessoal é muito bom, as equipes nas duas delegacias são muito boas. Um dos meus objetivos é possibilitar o trabalho integrado da DIG e Dise, até porque muitas vezes crimes contra patrimônio ou homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas”, explica.

O delegado diz ainda que pretende atuar com a mesma vontade e disposição com que enfrenta as exigências desde o início da carreira. “A vontade de trabalhar sempre foi mkuito grande. A gente na polícia também tem filhos, família, amigos que às vezes sucubem a alguma ação criminosa e nesse sentido sempre procuro daqr meu melhor ao trabalho”, disse.

A ida de Sampaio para a DIG também causa mudanças na delegacia especializada em narcóticos. O atual adjunto, João Carlos Domingues, que atua há mais de 17 anos no setor, assume a titularidade.

Domingues ingressou na Polícia Civil em 1993 e atuou em várias cidades na região de Araraquara. Em Marília, o delegado passou por alguns Distritos Policiais e pela DIG, antes de chegar a Dise. Ele também trabalha no Setor de Inteligência da Delegacia Seccional.

Segundo o delegado seccional de Marília, Wilson Carlos Frazão, as escolhas foram feitas para mantar o padrão de qualidade em ambas as delegacias especializadas.

“Queremos dar continuidade aos bons trabalhos feitos pelas duas delegacias especializadas. O delegado Marcelo tem um perfil operacional, que é importante na DIG para combater crimes mais graves, como homicídios, latrocínios, roubos, furtos e roubos de veículos. E ao mesmo tempo mantemos toda a experiência do delegado João Carlos que já trabalha há anos na Dise”, disse o delegado seccional Wilson Carlos Frazão.