Marília

Sinhores e ONG Origem coletam duas toneladas de garrafas para reciclagem em Marília

Sinhores e ONG Origem coletam duas toneladas de garrafas para reciclagem em Marília

Uma ação conjunta do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Marília e a Origem, ONG ambientalista de Marília, coletou em um mês duas toneladas de garrafas de vidro para reciclagem, especialmente de bebidas long neck, que são cada vez mais consumidas.

O projeto envolve atenção com a política nacional de resíduos sólidos, que estabelece exigências para gestão de resíduos nas empresas,  e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Marília.

A medida indica ainda a viabilidade de processos de coletiva seletiva na cidade, uma demanda de décadas que não avança. André Sanches Cibantos, secretário da Origem, destacou a importância e a oportunidade de as empresas adotarem medidas sustentáveis sem depender do poder público.

A Origem existe há 25 anos, atua com ações, campanhas de educação e orientação, fiscalização e suporte ao planejamento para desenvolvimento sustentável na cidade.

Sinval Gruppo, presidente do Sindicato, explicou que a coleta acompanha uma preocupação com novo comportamento do consumidor, principalmente público jovem, que tem preferido a compra de bebidas em garrafas long necks não retornáveis.

Gilberto Rossi (Unimar/Marília Convention Bureau), André Cibantos (Origem), Marlia Bôas (Recicla Bôas) e Sinval Gruppo (Sinhores) na apresentação do projeto

O trabalho envolveu ainda a recicladora Recicla Vidros Bôas e sua proprietária Marli do Nascimento Bôas, professora da rede básica da Escola Nivando Mariano dos Santos, no Jardim Santa Clara, que além da atuação comercial desenvolve há anos formação de estudantes preocupados com ambiente e preservação.

Marli faz todo o Processo de captação de garrafas de vidro, triagem e beneficiamento, trituração das garrafas coletadas e destinação e venda para indústria envasadora/vidreira.

Além disso, uma campanha de sensibilização está sendo desenvolvida pelos alunos do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimar com o intuito de informar e gerar interesse nos empresário da gastronomia e hotelaria a participarem desse movimento para destinarem corretamente seus resíduos e com isso ganhar um selo de empresa responsável Resíduo Zero.

O projeto espera estender essa coleta para outros tipos de resíduos num futuro próximo. As empresas que tiverem interesse em aderir ao programa, podem entrar em contato com Sindicato de Hotéís, Restaurantes, Bares e Similares de Marília e Região (3422 3477) ou direto com a Marli (99743-7392)