Marília

Rafael Andrade, pianista de Marília com carreira internacional, morre aos 36 anos

Rafael Andrade, pianista de Marília com carreira internacional, morre aos 36 anos

O pianista Rafael Andrade, 36 anos, um artista de Marilia que mostrou seu talento em grandes apresentações no Brasil e exterior, faleceu no domingo vítima de uma parada cardíaca.

A morte de Rafael repercute em diferentes páginas de artistas, espaços culturais, produtores e publicações especializadas que destacam seu potencial, talento, amizade.

Rafael Andrade passou infância e adolescência na cidade, cursou escola pública – aluno da Baltazar Moreira – e foi aprovado no vestibular da Unesp para estudo de piano. E a partir daí ganhou o mundo.

Não perdeu o vínculo com Marília, onde deixa amigos entre artistas, admiradores e conhecidos. Era apontado como uma revelação que unia música erudita e popular. Interpretava grandes nomes da música clássica sem perder a paixão pela música brasileira.

Participou de temporadas do Palau de les Arts, em Valência, como estudante e como músico convidado, e nos Estado Unidos como membro do Programa Domingo-Cafritz da Ópera Nacional de Washington.

Trabalhou ao lado de artistas como Plácido Domingo, Lorin Maazel, Alberto Zedda. Fez muitas apresentações no Brasil com grandes nomes da nova geração.

A lista inclui produções de óperas no Theatro São Pedro de São Paulo, no Theatro Municipal de São Paulo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além do Festival Amazonas de Ópera.

Fluente em português, italiano, espanhol e inglês, obteve bolsas de estudo para especializar-se e reconhecimento em diferentes fases da carreira.