Além de uma vitória da oposição para a prefeitura, a eleição em Vera Cruz (15km de Marília) também mostra composição diferenciada na Câmara. Entre os nove vereadores, três são mulheres. Terá ainda renovação na Câmara. Das nove vagas, cinco são novos nomes no Legislativo.
A lista é encabeçada pela mais votada na cidade, Cristiane Aparecida Tinetti, 44 anos, professora, reeleita com 272 votos, esposa do prefeito eleito, Rodolfo Silva Davoli, que recebeu 3.083 votos.
Cristiane Tinetti é técnica educacional no Senac de Marília. Nasceu em Vera Cruz em família de baixa renda. Estudo em escolas públicas, incluindo a formação em pedagogia pela Unesp. Casada com Rodolfo Silva Davoli, não tem filhos.
Chegou à Câmara por seu trabalho com educação, projetos voluntários e coletivo de mulheres. “Meu mandato teve muito a ver com empoderamento que eu acho que a mulher precisa ter. Também me dediquei muito a projeto de educação”, diz.
Tinetti afirmou ainda que pretende fazer o novo mandato com participação popular e se emociona ao falar da eleição das outras mulheres, novatas no Legislativo. “As duas vieram da periferia, famílias humildes, lutaram para chegar aonde chegaram. Me emociono muito de falar delas. É uma honra e um privilégio.”
A Assistente Social Rosângela Cecília Chaves, a Zanze Chaves, 59 anos, fecha a lista. Também nascida em Vera Cruz, é divorciada, tem três filhos e atuou no Conselho Tutelar da cidade antes de chegar à Câmara. Fará seu primeiro mandato na Câmara e recebeu 179 votos. O Giro tentou falar com a candidata mas ela não foi encontrada.
Na outra ponta da lista de eleitos está Adriana Aparecida Rodrigues, 47 anos, solteira com cinco filhos e que sempre trabalhou como empregada doméstica. Atua há 16 anos na Pastoral da Saúde da Igreja Católica, é a coordenadora responsável projetos sociais desenvolvidos, dentre eles ajuda espiritual e material aos enfermos da nossa cidade. recebeu 93 votos e fará seu primeiro mandato.
Ela também é responsável pelo Projeto Café Solidário, criado há 5 anos, na UBS do munícipio e no Projeto “Mães Solitárias”, que visa dar ajuda assistencial às famílias de dependentes químicos e etílicos.
“Eu dedico toda essa conquista e toda essa luta os voluntários e os apoiadores que estiveram ao meu lado. Esse é meu objetivo como vereadora, fazer uma nova política voltada ao assistencialismo social, e trazer melhorias para Vera Cruz na área da saúde, principalmente os enfermos e idosos, irei continuar incentivando que mais mulheres e pessoas competentes entrem na política para que a gente consiga melhorar efetivamente nossa cidade.”
Veja abaixo todos os eleitos