Marília

Famema realiza centésima cirurgia de implanta coclear contra perda auditiva

Famema realiza centésima cirurgia de implanta coclear contra perda auditiva

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Marília realizou a centésima cirurgia de implante coclear., um serviço credenciado em 2011 para a realização de 2 cirurgias/mês e com a capacitação da equipe médica e fonoaudiológica, recredenciado em 2014 na nova portaria do Ministério da Saúde para a realização da cirurgia de Implante Coclear Bilateral e Prótese Auditiva Ancorada no Osso.

Em 2015, com a criação do HCFAMEMA, o Serviço de Implante Coclear passou a realizar os procedimentos pela autarquia de assistência à saúde. O HCFAMEMA passou a atuar em conjunto e de forma coordenada com a Famema.

O implante coclear é indicado para crianças ou adultos que apresentam perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo. Já a prótese auditiva ancorada no osso é indicada quando não há possibilidade do uso do aparelho auditivo convencional, como nos casos de malformação de orelha e otite média crônica.

Fazem parte da equipe profissional de implante coclear, os médicos otorrinolaringologistas Prof. Dr. Alfredo Rafael Dell’Aringa (responsável técnico e docente da disciplina de Otorrinolaringologia da Famema) e Dr. José Carlos Jorge, e as fonoaudiólogas Ana Helena Bannwart Dell’Aringa e Patrícia Maria T. R. Lembi.

Ao completar a centésima cirurgia de implante coclear, a equipe aproveitou para agradecer a colaboração dos médicos otorrinolaringologistas Dr. Domingos Lamônica Neto (falecido), Dr. Iulo Barauna Filho, a médica neuropediatra Dra. Juliana Dal’Acqua e a geneticista Profa. Dra. Lisandra Mesquita Batista.