A empresa de revestimentos líquidos e em pó Axalta divulgou os resultados de uma pesquisa que indicou que a cor branca foi a preferida dos compradores de carro neste ano, estando presente em 38% dos automóveis produzidos em todo o mundo.
A Axalta faz esse levantamento desde 1953, com base nas informações de cores presentes nas fichas de produção dos veículos ao longo do ano corrente. Depois do branco, preto (19%) e cinza (15%) ficaram respectivamente na segunda e terceira posições na preferência do público.
A popularidade do prata segue em queda e fechou 2020 com uma participação mundial de apenas 9%. Já cores mais chamativas, como amarelo (2%) e verde (1%) continuam pouco procuradas no mercado.
Na América do Sul , apesar da tendência de baixa no mundo, o prata segue como a vice-líder na preferência do público sul-americano, com participação de 20%. Já o branco está presente em quatro em cada dez carros produzidos. Antes muito usada em carro de serviço, a cor branca atualmente é tão popular no Brasil que os fabricantes atualmente cobram um valor extra mesmo para pinturas sólidas nesse tom.
Essa popularidade se repete também em outras regiões. Na China , 57% dos carros feitos em 2020 eram brancos, boa parte deles em tons perolizados. Apenas no mercado europeu o branco não ficou na liderança isolada. Empatou com o cinza com 25% de participação e foi a cor mais buscada pelos donos de picapes e SUVs . A menor participação aconteceu nos segmentos de luxo e de utilitários de luxo, onde 38% dos carros foram feitos na cor preta.
Para os próximos anos, a Axalta destaca que a tendência é a popularização de cores como verde azulado, verde com tons em amarelo e também o cinza. Junto dessas tonalidades, deve crescer também a procura por materiais que tragam “mais vida” à pintura, como flocos finos e coloridos.