Marília

Alta, óbito, remanejamento – Após atingir limite de UTIs; Marília tem 4 vagas

Alta, óbito, remanejamento – Após atingir limite de UTIs; Marília tem 4 vagas

Após atingir situação limite para vagas de UTI destinadas ao controle de coronavírus, que provocaram até alerta para esgotamento em cidades vizinhas, como Garça, a Secretaria Municipal de Saúde em Marília divulgou balanço em que a cidade termina o domingo com quatro vagas.

São 52 pacientes para 56 leitos oferecidos. A sobra de vagas é resultado de três situações: óbito, remanejamento e alta de pacientes. Não há detalhes sobre números em cada uma das situações e nem detalhes se óbito é de paciente com teste positivo para Covid ou à espera de resultados. 

Em comunicado, a Secretaria diz que chegou a 55 pacientes para 56 leitos. A cidade tem ainda 47 internados em leitos de enfermaria, com 64 vagas. No total são 99 pacientes internados na tarde deste domingo, 82,5% do total de vagas.

Veja abaixo o comunicado oficial.

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que a taxa de ocupação de leitos ainda continua preocupante.

As vagas de UTI existentes em Marília chegaram muito próximas ao colapso entre os dias de ontem e de hoje. Foram ocupados 55 Leitos SUS, dentre os 56 existentes.

Isto levou a Gestão Municipal da Saúde a antecipar ações e a deixar sobreaviso a empresa específica de transporte de pacientes para outros municípios.

Felizmente isto não ocorreu, mediante aos vários esforços e atuação clínica dos três Hospitais envolvidos (HC, Santa Casa e ABHU).

Porém, vale a pena lembrar que ainda corremos o risco de ocupação total nos próximos dias, caso a população não adote as medidas de prevenção.

Parece ser redundante, mas é extremamente necessária a continuidade do uso de máscaras, higienização das mãos e, especialmente, evitar as aglomerações para não propagar o vírus e a doença.”