Marília

Marília e Vera Cruz têm protesto contra alta de ICMS; Doria muda medidas

Marília e Vera Cruz têm protesto contra alta de ICMS; Doria muda medidas

Produtores rurais de Marília e Vera Cruz participaram na manhã desta quinta-feira do “tratoraço” convocado por sindicatos ligados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo para protestar contra corte de subsídios do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Estado. O governo anunciou a suspensão de alguns dos cortes.

Os produtores e empresários se encontraram na rodovia SP-294, próximo ao Magnum Motel, com acompanhamento da Polícia Rodoviária vai dar apoio e a carreata também passará por ruas do centro da cidade.

O produtor rural Antonio Perez explicou que a mudança na alíquota atinge diversos produtos na cadeia agrícola. “O momento é horrível, então tentamos mobilizar o pessoal. AUmento de imposto é sempre muito difícil.”

O governo reagiu ao protesto ainda na quarta-feira e anunciou a suspensão das mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos e mudou o discurso depois de meses negando alta de custos em alimentos.

“A redução de benefícios do ICMS poderia causar aumento no preço de diversos alimentos e medicamentos genéricos, principalmente para a população de baixa renda. Decidimos, assim, suspender a vigência dos decretos estaduais que autorizam redução de benefícios fiscais do ICMS para insumos agropecuários para a produção de alimentos e medicamentos genéricos”, disse Doria.

Os sindicatos apontaram impacto direto em produtos da cesta básica e alimentos como ovo, leite, carnes, além do diesel e o etanol com impacto em cadeia por alta dos combustíveis.

O governo anunciou ainda uma força-tarefa de secretários para intensificar a análise dos pedidos de setores econômicos para revisão da redução de benefícios fiscais, assim como o diálogo com todos os envolvidos.