O governo do Estado de São Paulo anunciou a regressão da regão de Marília para a fase Laranja na reclassificação do Plano São Paulo de Quarentena. A regressão foi provocada pelo volume de internaões em leitos Covid, acima de 75% na última semana de avaliação.
A coletiva apresentou algumas mudanças nas regras de cada fase. Autoriza atendimento em 40% das empresas autorizadas, autoriza comércio a atender por oito horas ao dia e mantem parques públicos abertos.
Também estão autorizados academias, salões de beleza, barbearias, shopping centers e mesmo alguns eventos com público sentado e controle de acesso com limite de capacidade.
Mas está mantida proibição ao atendimento presencial em bares. Fixa limite de abertura de comércio e restaurantes até às 20h. Além de Marília, as regiões de Presidente Prudente, Sorocaba e Registro ficam na faixa Laranja. Prudente progediu, estava na fase vermelha.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a ocupação de leitos é a preocupação tambem em Prudente e Sorocaba. “O índice para avançar seria de até 70% de ocupação”, afirmou. Disse ainda que haverá abertura de mais leitos de atendimento à Covid nestas regiões.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o comércio e setor de serviços fizeram seu papel com medidas de contenção, prevenção e protocolos de saúde exigidos. Ele critou parcela da população que não cumpriu as regras de distanciamento e prevenção.