Carros de passeio em geral não foram feitos para trafegar por áreas alagadas . Situação que se torna ainda mais crítica nos modelos atuais, recheados de sistemas eletrônicos e que facilmente podem falhar e deixar o motorista no meio da água com o veículo em pane.
Mas há situações em que enfrentar uma enchente é inevitável. Por esse motivo é importante que o veículo esteja em boas condições de funcionamento e que o condutor siga algumas regras básicas no momento da travessia.
A reportagem do IG Carros buscou o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis Denis Marum para dar algumas dicas e reduzir as chances de encontrar problemas ao enfrentar uma enchente com o seu carro
1 – Antes da enchente
Assim que a chuva começar a cair, fique atento aos aplicativos de trânsito e ao noticiário do rádio para saber como evitar as áreas de alagamentos .
“Não enfrente a enchente achando que pode ultrapassá-la. Como os veículos têm os comandos elétricos, é muito fácil o carro dar pane e você ficar no meio da água”, explica Marum.
Perdeu? Mostramos de Novo
2 – Manutenção
Para enfrentar a chuva com segurança, é fundamental que a manutenção do carro esteja em dia. Palhetas do limpador de para-brisa precisam estar em bom estado e o reservatório de água do esguicho cheio com a mistura de água e um fluído desengordurante.
A borracha das portas também deve estar em bom estado, para reduzir as chances de entrada de água no veículo , assim como o sistema elétrico do veículo, permitindo o funcionamento de equipamentos como o desembaçador do vidro traseiro e do sistema de iluminação.
3 – No alagamento
Antes de passar pelo ponto de alagamento , observe a profundidade máxima, que não deve superar a metade da roda. Na travessia, engate a primeira marcha e não deixe de acelerar.
Verifique a passagem de carros e caminhões no sentido contrário para evitar a marola, que pode permitir que a água alcance a entrada do filtro de ar, provocando a parada do motor. Se o carro morrer, não tente fazê-lo pegar. Peça ajuda e retire-o do local onde está parado.
4 – Depois da enchente
Mesmo que você consiga atravessa o alagamento com segurança, o carro deve passar por uma revisão após a enchente .
Além da lavagem externa, é necessário trocar o óleo do motor e outros fluídos, limpar a parte externa do radiador, verificar o filtro do ar e o sistema de iluminação e fazer uma limpeza do sistema de freios.
5 – Higienização
Não basta cuidar apenas da parte externa. Se a água entrou na cabine do veículo, o único jeito para evitar o mau cheiro e fazer a limpeza interna de bancos, carpete e forrações.
“Depois de enfrentar a enchente , o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão a perda e a desvalorização serão ainda maiores”, comenta Marum.