Economia

Após colapso em Manaus, Governo zera alíquota para importação de oxigênio

Após colapso em Manaus, Governo zera alíquota para importação de oxigênio


source

Brasil Econômico

Em reunião realizada nesta sexta-feira (15), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a isenção de impostos para importação de produtos medicinais durante o combate à Covid-19. Dentre os produtos estão os sensores e cilindros de oxigênio .

A decisão acontece três semanas após o Governo Federal aumentar a alíquota para os produtos. Na época, a Camex afirmou que os cilindros de oxigênio passaram a ser tributados porque o Ministério da Saúde não incluiu os produtos como item essencial no combate à pandemia.

O Ministério da Economia informou, em nota, que a medida passará a valer a partir deste sábado (16), quando será publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) .

Você viu?

Caos em Manaus

Desde quinta-feira (14), a cidade de Manaus passa por colapso no sistema de saúde causado pela falta de oxigênio nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI) . Uma força-tarefa, com colaboração de estados, atletas e artistas, foi montada para enviar insumos para a região manauara.

A falta do material também provocou uma corrida para transferir pacientes para outros estados. Somados, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Ceará e Rio Grande do Norte , ofereceram 149 leitos de UTI. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também receberam pacientes de Manaus.

Ainda na quinta, o estado seu maior número diário de novos casos do coronavírus Sars-CoV-2 . Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde , foram contabilizados 3.816 contágios em um período de 24 horas, mais de mil a mais que o recorde anterior (2.763), registrado em maio de 2020. Do total, 2.516 diagnósticos são de moradores de Manaus.