O avião que buscaria 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia vai levar neste sábado (16) 80 cilindros de oxigênio para Manaus , no Amazonas . A aeronave voltou nesta sexta-feira de Recife e chegou em Campinas para ser carregado com os reservatórios.
Ainda na sexta-feira (16), o Ministério da Saúde conseguiu cilindros de oxigênio para manter 61 bebês prematuros por mais 48 horas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva na capital amazonense.
A pasta também já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário, sendo 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), nove em Imperatriz (MA), quatro em Salvador (BA), três em Feira de Santana (BA), um em Ariquemes (RO) e três no município de Macapá (AM).
Você viu?
Já os pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos em Manaus começaram a ser transferidos para oito capitais brasileiras numa ação coordenada pelo Ministério da Saúde que visa desafogar a rede assistencial pública e privada do Amazonas. A articulação envolve os governos estaduais e também o Distrito Federal.
Até o momento, foram recrutados 198 médicos, 562 enfermeiros, 1.212 técnicos de enfermagem, 313 fisioterapeutas e 263 farmacêuticos que poderão fortalecer o atendimento nos serviços da rede pública de Manaus. No total, a pasta contatou 30.196 profissionais para atender à iniciativa.
Além da convocação de profissionais, o Ministério da Saúde também está levando equipamentos, insumos e medicamentos para fortalecer a assistência no Amazonas frente ao cenário epidemiológico do estado.