Hoje, dia 19 de janeiro, comemora-se o aniversário de 55 anos de Ailton, auxiliar de Marcão no comando do Fluminense. Dentro das quatro linhas, ele representou as cores verde, branco e grená por apenas uma temporada. Tempo suficiente para deixar seu nome marcado na memória dos tricolores.
Em 1995, logo em sua chegada às Laranjeiras, o ex-jogador participou de um dos lances mais icônicos do clássico entre Fluminense e Flamengo, na final do Campeonato Carioca.
O rival vivia o ano de seu centenário e tinha a vantagem do empate na decisão. Aos 42 minutos do segundo tempo, o camisa 8, na ponta-direita, driblou Charles Guerreiro e finalizou para o gol. A bola acertou a barriga de Renato Gaúcho e, em seguida, balançou a rede rubro-negra.
Na súmula, porém, Ailton é considerado o dono do gol que deu ao Time de Guerreiros aquele título carioca, após vitória por 3 a 2. Com 48 jogos pelo clube, ele ainda marcou mais duas vezes.
Em 2019, o ex-jogador virou coordenador do Sub-20 do Fluminense. No fim da temporada, auxiliou Marcão no trabalho junto à equipe principal. No ano seguinte, a dupla ficou encarregada de comandar o Sub-23. Depois, passou a dirigir novamente o elenco profissional.
No início de 2021, inclusive, a estrela de Ailton voltou a brilhar em um Fla-Flu. Enquanto Marcão se recuperava da Covid-19, o auxiliar, à beira do campo, liderou o triunfo que, assim como em 95, saiu no apagar das luzes.