O governo do Estado de São Paulo oficializou na tarde desta sexta-feira a regressão de mais seis regiões para a fase vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena: Bauru, Presidente Prudente, Franca, Barretos, Sorocaba e Taubaté entram na fase de mais restrições com bares, salões, academias e serviços não essenciais fechados. A medida vale a partir de segunda-feira, dia 25.
O resto do estado vai para fase Laranja e todas as regiões terão também bloqueio noturno com proibição dos serviços não essenciais a partir de 20h em todas as cidades de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana dos dias 30/31 e 6.7 de fevereiro as regras valem durante o dia todo.
Marília já estava classificada na fase vermelha desde a semana passada e segue com as mesmas regras até a próxima atualização marcada para o dia 7 de fevereiro. Nenhuma regional será classificada nas fases amarela ou verde até o dia 8 de fevereiro.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Estado registrou perto de mil novas intermações e até 79% de aumento do número de casos, com 96% do número de mortes.
Veja algumas das medidas anunciadas
– Abertura de 750 novos leitos em São Paulo – 450 enfermaria e 306 de UTI –
– Adiamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos e conveniados
– Reativação do hospital de campanha em Heliópolis, que só deve entrar em operação no dia 25 de fevereiro.
– Adiamento do início das aulas e suspensão da obrigatoriedade de presença dos alunos na rede pública nas fases laranja e vermelha do Plano São Paulo.