A Defesa Civil do Estado informa que, entre sexta-feira (29) e domingo (31), poderá haver pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, seguidas por raios e ventos, em toda a faixa oeste e sul (regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro).
“Embora os acumulados previstos sejam baixos (40 mm), a chuva será irregular, ou seja, em determinados pontos podem ocorrer temporais, e nem chover em outros. Entretanto grande volume de água pode cair em curto período de tempo, deixando elevado o risco para desabamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Ressalta-se, por fim, a importância de atenção especial para as áreas mais vulneráveis.”
As projeções de meteorologistas para o tempo no Estado de São Paulo mostram que o centro-oeste, que inclui Marília, terá final de semana com risco de chuvas isoladas enquanto a capital enfrenta onda de calor.
O Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp em Bauru aponta que entre sexta e domingo a condição de estabilidade aumenta sobre o estado de São Paulo.
Pela manhã, céu com pouca nebulosidade e sem chuva na maior parte das regiões, e a partir da tarde, permanece com previsão de chuvas isoladas de curta duração, principalmente no setor oeste do estado de São Paulo.
Já a plataforma Climatempo destaca que o ar continua muito quente em todas as áreas paulistas e na capital a temperatura também permanece muito elevada.
A tarde desta sexta-feira poderá ser a mais quente do ano até agora na cidade de São Paulo, com previsão de temperatura máxima de até 33°C. O recorde atual de calor para 2021 é de 32,1°C, no dia 18 de janeiro.
A nebulosidade tende a diminuir permitido que o sol apareça com mais força. As praias paulistas devem ficar com bastante sol, com previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde apenas no sábado. No domingo apenas o litoral sul poderá ter pancadas de chuva.