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Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas formas de parecer esportivo

Chevrolet Onix RS e VW Polo GTS: duas formas de parecer esportivo


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Ainda bem que sobraram alguns que procuram por hatches com apelo esportivo hoje em dia no meio do mar de SUVs e com os elétricos batendo à porta. São poucas opções do gênero atualmente no Brasil, mas existem. Entre as principais, duas ficam por conta do Chevrolet Onix RS (R$ 79.390) e do VW Polo GTS (R$ 113.190).

Embora haja uma considerável diferença de preço entre os dois, a intenção é parecer esportivo, cada um do seu jeito, como veremos em detalhes a seguir.

O rival direto do Chevrolet Onix RS é o Hyundai HB20 Sport, mas a marca coreana ainda não conta com o modelo disponível na frota de imprensa, portanto, resolvemos não fazer um comparativo propriamente dito, mas mostrar com o que a versão esportiva do Onix vem de diferente em relação às demais e o que tem de menos na comparação com o mais veloz e sofisticado  VW Polo GTS , outro dos raros hatches “esportivados” à venda no Brasil hoje em dia.

Considerando as versões básicas, o Polo GTS custa R$ 33.800 a mais que o Onix RS. Será que essa diferença vale mesmo a pena? Vamos começar pelo GM, que vem com motor 1.0, de três cilindros, sem mudanças em relação a qualquer outro Onix Turbo . Aliás, nem mesmo o calibragem da suspensão do RS foi alterada.

O carro vem apenas com algumas diferenças visuais, que incluem os logos escuros, a pintura preta brilhante em detalhes como capota, carcaças dos retrovisores, rodas (aro 16 com pneus 195/55R) e aerofólio de ar traseiro. O kit visual do Onix RS continua com a grade frontal (com aspecto mais esportivo) e com os defletores de ar laterais, também conhecidos como rocker panels .

Para completar o pacote externo do RS há faróis e lanternas com lentes escurecidas. Por dentro, a cor vermelha é usada para decorar as saídas de ar laterais do painel, as costuras do couro que reveste o volante e os bancos, além dos arcos do velocímetro e do contagiros no quadro de instrumentos. Ou seja, estamos falando apenas de estética. Nada do conjunto mecânico ou da estrutura é esportivo no Onix RS.

Mas apesar de estar longe de tirar o fôlego, o desempenho do hatch da GM é plausível, exceto por uma certa demora nas respostas logo ao encostar o pé no acelerador. É preciso fazer um pouco mais de força para o carro começar a reagir bem.

São razoáveis 16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, o que é suficiente apenas para alguma agilidade no trânsito, ou ultrapassagens seguras na estrada. A aceleração de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, conforme a fabricante, fica apenas num patamar mediano, bem próximo dos 10,6 s do Kadett GSi dos anos 90.

No Brasil, a GM optou por oferecer o Onix RS apenas com câmbio automático de seis marchas, ao contrário de outros países da América Latina, como na Colômbia, onde o carro conta com caixa manual, de cinco marchas, mais de acordo com a proposta de esportivo. De qualquer forma, fica claro que a intenção foi somente chamar atenção pelas diferenças visuais. Bem que a marca poderia ter preparado o RS com motor 1.2 do Tracker , mas concluiu que não valeria a pena.

Uma pitada mais de esportividade no Polo

Se não basta apenas parecer esportivo, mas ficar mais próximo do que isso realmente significa, o Polo GTS é uma das opções. Porém, o carro já passou bem da marca dos R$ 100 mil e, pelo o que oferece, deve decepcionar considerando seu patamar de preço. A receita do VW não inclui apenas a aparência, mas não vai muito além disso.

Na comparação com a versão Highline (R$ 95.850), no GTS muda somente o mapeamento da injeção eletrônica e a resposta do acelerador, além da maior cilindrada (1.4, ante 1.0). Não resta dúvida de que o desempenho do Polo GTS é melhor que do Onix RS. Ainda levando em conta os dados das fabricantes, o VW pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 s e atingir 207 km/h, ante 187 km/h do GM . Na prática, ao acelerar o Polo, sente-se apenas uma pitada a mais de ânimo.

Mesmo assim, a relação entre o custo do GTS com seu desempenho passou a ser discutível, até pelo ronco um tanto artifcial. Afora esse aspecto, o hatch da marca alemã tem uma dose de sofisticação e de detalhes bem maior que do Chevrolet. 

A lista do VW é longa, mas vamos citar os itens principais, como os faróis de LED, bancos esportivos com largos apoios laterais e com a inscrição GTS, dupla saída de escape cromada, instrumentação digital e configurável, hastes no volante para trocas sequenciais de marcha, partida por botão e multimídia que inclui meditores de aceleração lateral, pressão do turbo e a potência em KW.

Interessante é que, apesar da grande diferença de preço, ambos os hatches com apelo esportivo têm quase o mesmo tamanho tanto por dentro quanto por fora. A distância entre-eixos é praticamente igual ( 2,55 m do Onix e 2,56 m do Polo). O VW é só 10 cm mais comprido (4,16 m ante 4,06 m do GM). As diferenças das demais medidas também são bem pequenas, assim como o espaço no porta-malas (300 litros do VW e 275 l do GM).

Conclusão

Como dissemos, a ideia aqui foi mostrar duas formas de parecer esportivo, já que há mais de R$ 30 mil de diferença de preço entre o Onix RS e o Polo GTS . Porém, se a intenção é apenas viver de aparências, o modelo da GM parece ser mais interessante levando em conta que o VW não vai muito além disso e custa bem mais.

Ficha Técnica

Chevrolet Onix RS

Preço: a partir de R$ 79.390

Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo

Potência: 116 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 16,8 kgfm (E) / 16,3 kgfm (G) a 2.000 rpm

Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira

Você viu?

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus: 195/55 R16

Dimensões: 4,16 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 44 litros

Porta-malas: 275 litros

Consumo gasolina: 11,9 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada), com etanol e 8,3 cidade e 10,7 km/l na estrada, com gasolina

0 a 100 km/h: 10,1 segundos

Velocidade máxima: 187 km/h

VW Polo GTS

Preço: a partir de R$ 113.390

Motor:  1.4, turboflex, quatro cilindros

Potência:  150 cv a 4.500 rpm

Torque:  25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão:  Automático, seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  205/50 R17

Dimensões: 4,07 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo gasolina: 11 km/l (cidade) / 13,7 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 8,4 segundos 

Velocidade máxima: 207 km/h 

Fonte: IG CARROS