Entrou em vigor nesta quinta-feira em Dracena um decreto municipal do prefeito André Lemos para colocar a cidade na fase vermelha do Plano São Paulo de restrições com medidas como toque recolher e restrições de circulação de pessoas aos finais de semana.
O comércio em geral deve fechar das 20h às 6h, autorizado o atendimento somente por delivery até às 22h. Finais de semana terão lockdow, com a proibição da circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior, sendo obrigatório uso de máscara.
A cidade registrou na quarta-feira três óbitos – são 50 casos desde o início da epidemia, incluindo uma servidora da Saúde com 27 anos de idade. As outras vítimas também são mulheres: uma com 39 anos e a última com 83 anos.
As medidas não são caso isolado. Panorama, Monte Castelo e Tupi Paulista já adotaram medidas mais restritivas para controle de circulação e contaminação.
A medida atinge ainda alguns serviços públicos. O Poupatempo da cidade suspendeu atendimento. Araraquara, Avaré, Bauru, Botucatu, Dracena, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Franca e São Carlos são outras cidades onde o Poupatempo não está atendendo.
O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, anunciou em reunião na quarta-feira que poderá tomar medidas mais enérgicas, como o lockdown entre as 20h e as 6h, e também durante os fins de semana.
Prudente atingiu limite de ocupação de leitos de UTI e aponta nova escalada da epidemia na cidade.