Em tempos de popularização de motores híbridos e elétricos mesmo em veículos utilitários, a Land Rover dediciu seguir o caminho inverso e lançar uma opção de motor V8 a gasolina para o novo Defender, que permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atingir 240 km/h de velocidade máxima.
O motor escolhido para o novo Land Rover Defender é o conhecido 5.0 V8 já utilizado em outros modelos da marca. Sobrealimentado com um compressor volumétrico, desenvove 525 cv e 63,7 kgfm, sendo combinado a um câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração 4×4.
Originalmente oferecido apenas com motores a diesel e gasolina de quatro e seis cilindros, além da variação híbrida plug-in, o uso do motor V8 exigiu da Land Rover desenvolvimento para o Defender de uma nova calibragem do câmbio e da suspensão — com adoção de barras estabilizadoras de maior diâmetro —, além da inclusão do acerto Dynamic para o Terrain Response, que permite explorar melhor os mais de 500 cv em pisos irregulares. O propulsor pode ser combinado à carroceria curta (90) ou longa (110).
Você viu?
Identificar um Defender V8 externamente é possível por conta do pacote visual exclusivo, que além do logotipo “V8″ inclui escape com quatro saídas, rodas de 22″ com acabamento em cinza fosco e pelos discos de freio de 20” com pinças na cor azul. Os compradores podem escolher entre três opções de cores para a carroceria: Carpathian Grey, Yulong White e Santorini Black, sendo que as duas primeiras podem ser combinadas com o teto preto.
Outras novidades
Além do motor V8, outra novidade da linha a á oferta de um carregador de celular por indução que é combinado a um amplificador para melhorar o sinal da rede de telefonia móvel. Este novo equipamento trabalha em conjunto com outra novidade, que é o sistema multimídia Pivi Pro em sua variação mais recente, que pode contar com uma tela multimídia de 11,4″.
A Land Rover aproveita, também, para lançar novas versões do SUV. A primeira é o Defender V8 Carpathian Edition, em que o novo propulsor de oito cilindros é combinado a um visual externo exclusivo, com carroceria envelopada em cinza fosco e um interior com forrações em suede e Alcântara.
Outra novidades da linha Land Rover Defender é a configuração XS Edition, que substitui a First Edition. Disponível nas variações 90 e 110, traz um visual mais urbano, com a porção inferior da carroceria pintada na mesma cor do restante do conjunto e as rodas de liga leve com acabamento diamantado.