Marília

Marília faz quinta transferência de paciente; esperou 15h por vaga de UTI

Marília faz quinta transferência de paciente; esperou 15h por vaga de UTI

A lotação de vagas nos leitos de UTI Covid em Marília provocou a quinta transferência de paciente da cidade para municípios vizinhos neste domingo. Esperou pouco mais de 15 horas pela resposta do sistema responsável pelo gerenciamento das vagas, que não depende da rede municipal.

O atendimento foi feito para um homem de 70 anos que deu entrada no PA da zona Sul por volta de 21h30 no sábado e levado para sala de emergência com quadro insuficiência respiratória.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, foram tentadas medidas de suporte, mas o homem precisou ser intubado e mantido em ventilação mecânica. O PA oferece leitos de estabilização com maior estrutura que os leitos de enfermaria e equipamentos de suporte.

Às 23h foi feita a requisição de uma vaga de UTI para atendimento. O pedido é apresentado no sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) responsável pela distribuição dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial.

O comunicado da Secretaria de Saúde diz que foram feitas diversas tentativas para manter o paciente na cidade e encontrar leito de UTI em um dos três hospitais de atendimento Covid, sem resposta. Houve comunicado de aceite do paciente em Paraguaçu Paulista, às 14:34h do domingo. O homem foi transportado em viatura do Samu às 16h25 do domingo.