O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA) deve colocar dez novos leitos de UTI COVID em operação nesta sexta-feira, dia 5 de março. Com isso, o hospital passa a ter 40 leitos de UTI COVID Adulto.
A cidade passa a oferecer 70 leitos. Tanto a abertura quanto a implantação dos novos leitos acompanham fase de evolução da epidemia e embora a estrutura fique melhor o alto índice de internações ainda preocupa. Marília tinha 98% de ocupação de UTIs na tarde de quinta. Com mais dez leitos o índice seria de 84% de ocupação.
O aumento foi anunciado no final de janeiro mas sgeundo o hospital esperava a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento para ser efetivado.
Os dez novos leitos de UTI COVID vão ser custeados pelo Governo do Estado. Para serem abertos foi preciso contratar sete médicos, quatro enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro fisioterapeutas. Comunicado do HC diz que o processo de seleção e contratação começou no mesmo dia em que o HCFAMEMA recebeu a notificação para a ampliação , em 26 de janeiro.
O Hospital aponta ainda locação de dez respiradores pulmonares, cinco monitores de parâmetros e 36 bombas de infusão. Os últimos equipamentos necessários chegaram na, quinta-feira, dia 4 de março.
Com os novos leitos, o HCFAMEMA passa a oferecer 90 vagas para atendimentos relacionados à Covid, dos quais 40 para UTI Adulto, dois para UTI Pediátrica, 40 para Enfermaria Adulto e oito para Enfermaria Pediátrica. Nesta quinta-feira, recebiam assistência 47 pacientes, sendo 30 na UTI Adulto, 16 na Enfermaria Adulto e um na Enfermaria Pediátrica.
O HCFAMEMA é a referência da Diretoria Regional de Saúde de Marília (DRS-9) para o atendimento a pacientes com COVID que vem de 62 municípios, com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.