Marilia registra na manhã deste sábado ocupação de 93,15% de todos os leitos de UTI Covid para atendimento pelo SUS e 100% de ocupação nas vagas particulares e oferecidas por planos de saúde.
O alto índice de ocupação tem um agravante: foi atingido mesmo com a ampliação de 13 leitos UTIs pelo SUS – três do HBU liberados na sexta e dez do Hospital das Clínicas contabilizados a partir deste sábado.
A cidade passa a oferecer 73 leitos de UTI e tinha 68 pacientes internados nas vagas do SUS. Tem 24 leitos particulares e de convênios, todos ocupados.
O levantamento mostra um pico de internações com 104 pacientes em leitos do SUS e 48 em leitos particulares – incluindo UTIs e vagas de enfermaria.
Os números mostram que sem a abertura das novas vagas a cidade poderia ter transferido até oito pacientes para outros municípios ou deixado pacientes nos chamados leitos de estabilização, que oferecem suporte em equipamentos e equipes mas fora das UTIs.
Em toda a região o índice também é alto: 92,5% de ocupação com 152 pacientes para 162 vagas oferecidas a partir deste sábado.
Oito dos 12 centros de atendimento em nove cidades mostram 100% de ocupação. Osvaldo Cruz tem 70%, Paraguaçu tem 90%, o HC Famema tem 80% mesmo com novos leitos e a Santa Casa de Marília registrou 90% de ocupação.