
A Prefeitura de Marília deve divulgar nesta segunda-feira uma manifestação oficial sobre a decisão da Mesa Diretora da Câmara de Marília de colocar em discussão projetos para criar Plano de Carreira para servidores com previsão de novos gastos em meio à pandemia de Covid.
Os projetos devem ser apresentados em uma sessão extraordinária a ser realizada após a sessão regular da semana. Há proposta da Prefeitura, que tramita desde o ano passado, e um novo projeto para criar o plano na Câmara.
As duas propostas criam gastos, reorganizam carreiras e referências de registo profissional, que são as escalas de progressão em cada função pública.
Os projetos atendem reivindicação antigas e promessas de campanha desde 2016. Mas a votação enfrenta polêmica por ser apresentada em meio à epidemia que provoca crise econômica e exige investimentos públicos na prevenção, atendimento e controle da Covid.
No caso dos servidores da Prefeitura, a variação de salários pode ficar acima dos 30%. Na Câmara a reorganização envolve aumentos a partir de 10%.
No caso da Câmara as reações nas redes sociais são incentivadas pela recente polêmica com projeto de consturção de novo prédio, uma licitação que acabou adiada após diferentes manifestações contrárias, inclusive dentro do parlamento.
Os projetos estabelecem ainda previsão de reajuste de 2% a ser aplicada em janeiro de 2022, mantém gratificações e criar novos modelos de referências e planilhas de evolução profissional.
Também permitem aumentos por mérito de acordo com a qualificação continuada de servidores, que podem ter reajustes de 4% a 8% em função de cursos e pós-graduação concluídos.