
Um decreto e um discurso do prefeito Daniel Alonso neste sábado confirmam que a Prefeitura oficialmente segue o Plano São Paulo de flexibilização – que fecha comércio, serviços, bares e restaurantes – e discorda da Câmara sobre autorização para funcionamento das empresas na cidade.
Daniel tentou contornar a crise aberta com o Legislativo, que na sexta-feira promulgou com mudanças duas leis municipais que foram suspensas pelo Tribunal de Justiça, mas repetiu informação de que as medidas não têm eficácia.
“Conversamos com nossos procuradores, que são quem entende de lei, e a Procuradoria foi clara e categórica: esses projetos foram derrubados, não tem eficiência.”
Daniel usou uma live para atacar adversários políticos e veículos de comunicação, especialmente o grupo do ex-prefeito Abelardo Camarinha.
“Gente, não vamos brincar nesse momento. É hora de ter serenidade, sabedoria, juízo, amor pela cidade. Não vamos entrar nesse barulho”, disse.
A Prefeitura já havia manifestado na sexta que as leis não teriam poder de abrir as lojas e serviços. A Câmara respondeu que as novas regras “não fazem parte do objeto da decisão do Tribunal de Justiça” e “devem ser cumpridas integralmente”. Oficialmente não é o que a prefeitura vai fazer
Na live pelas redes sociais, Daniel orientou empresários a “usar a criatividade”, divulgar produtos e serviços pelas redes sociais e trabalhar com drive thru.
Disse ainda que a fiscalização foi orientada a “ajudar, a apoiar, a conversar r dar suporte para comerciantes de bem, donos de restaurante de bem” e disse que todos já estão trabalhando.
“A fiscalização vai combater festas clandestinas, as chácaras, restaurante que estiver extrapolando, o bar que estiver extrapolando, o comerciante indisciplinado. Vamos ser severos.”
Ainda de acordo com Daniel, a fiscalização “não vai fechar, não vai criar confusão com pessoas de bem”. Usem a responsabilidade, o bom senso, mas sempre com a consciência que nós estamos vivendo o momento mais crítico.
Veja o decreto em que a prefeitura segue Plano São Paulo e você pode assistir a íntegra do pronunciamento na página de Daniel Alonso no Facebook.