Marília

Pesquisa traça perfil epidemiológico de suicídios em Marília; veja como participar

Psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues, mestrando na Famema e coordenador da pesquisanstituição.
Psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues, mestrando na Famema e coordenador da pesquisanstituição.

Um projeto de Pesquisa da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) vai traçar o perfil epidemiológico de suicídio na cidade com eventuais propostas para prevenção.

O estudo foi aprovado dia 10 de março pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e é coordenador pelo médico psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues, mestrando na Instituição.

Segundo o psiquiatra, o momento de pandemia ampliou dificuldades sociais e exige acompanhamento do estado emocional da população.

“Alarmados pelos altos índices de suicídio em Marília nos últimos anos, passamos a realizar pesquisa junto a Famema no intuito de traçar o perfil epidemiológico de nossa cidade.”

O estudo envolve uma grande pesquisa com moradores que podem responder pela internet a um questionário que deve envolver pelo menos 2.500 participações. A expectativa é atingir o número até o final de março.

São 23 perguntas que podem atingir desde pacientes em tratamento em consultório, familiares de suicidas e pessoas da comunidade de Marília em geral que aceitem ser voluntárias. A participação não tem qualquer custo.

Voluntários com dúvidas sobre a participação podem entrar em contato na Rua Francisco Giaxa, 429 (telefone 14-3433-9673) das 8h às 17h ou por e-mail:  [email protected].

Acesse a página da pesquisa para registrar sua participação.