Marília

Saúde de Marília vai ao SUS para ampliar oferta de kits de intubação e apoiar hospitais

Saúde de Marília vai ao SUS para ampliar oferta de kits de intubação e apoiar hospitais

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ao Ministério da Saúde requisição de abastecimento de insumos para atendimento à Covid como kits de intubação, medicamentos para garantir serviços municipais e apoiar prestadores de serviços em caso de emergências.

A rede municipal diz ter estoque para manter atendimento em serviços como Samu e o Pronto Atendimento da zona sul, está em contato também com fornecedores. Acompanha uma crise no abastecimento registrada em diferentes pontos do país e com alertas e medidas de contenção e alertas também em Marília.

“Estamos trabalhando em conjunto com os hospitais, em todas as frentes, inclusive em questão de fornecimento de oxigênio”, disse o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior. “Para a nossa rede, por enquanto o abastecimento normal, mas a gente nota que é um problema que vamos enfrentar também.”

O pedido é reforçado pela decisão do Ministério da Saúde em recolher insumos para controlar a distribuição e conter crise de abastecimento e explosão de preços.

A medida do Ministério provocou alertas de associações e federações de hospitais privados que apontam risco de desabastecimento nos próximos dias. Há medidas de controle em diferentes cidades e instituições. Veja algumas delas.

– Marília

O Hospital Beneficente Unimar anunciou nesta semana crise no fornecimento dos kits de intubação, que envolvem medicamentos anestésicos e sedativos.

A Santa Casa de Marília suspendeu todas as cirurgias eletivas em procedimento para evitar a falta de oxigênio e medicamentos. Segundo o hospital, os estoques estão garantidos por enquanto mas a medida é uma forma de prevenção. Além disso, a Santa Casa amplia estrutura para atendimento aos casos de Covid em momento de sobrecarga do hospital

O HCFAMEMA informa que até o momento não corre risco de desabastecimento de medicamentos ou de oxigênio. Em relação ao oxigênio, a capacidade física de armazenamento é de seis dias e o abastecimento ocorre em intervalores de três, sem notificação do fornecedor de possível falta no momento. Em relação aos medicamentos, o estoque do chamado kit de intubação estão dentro do previsto para atender a demanda e novos pedidos de compra dos medicamentos já foram realizados
.
– Rio Preto

Uma decisão judicial atendeu pedido do Sindicato dos Médicos e determinou a suspensão dos atendimentos eletivos em serviços da prefeitura em medida de contenção dos casos de Covid

– Palmital

A Santa Casa da cidade anunciou a suspensão de procedimentos eletivos para atendimento à epidemia e garantia de quantidade de kits intubação, medicamentos e oxigênio.

– São Paulo

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a prefeitura registrou falta de oxigênio em uma unidade de Saúde. Dez pacientes que recebiam atendimento na UPA Ermelino Matarazzo foram transferidos na noite desta sexta-feira (20).