A educadora Juderlena Berlanga, 76 anos, faleceu nesta terça-feira em Marília. Formada na USP (Universidade de São Paulo), Juderlena Berlanga atuou na Associação de Ensino, que mais tarde seria transformada na Unimar, e em diferentes instituições, especialmente por muitos anos como educadora e diretora no Colégio Bezerra de Menezes.
Atuou de 1987 até 1994 e depois fez mais um ano de atividades em 2006. Integrou também a direção da mantenedora do colégio. Gerações de estudantes passaram pela instituição sob seu comando.
Espírita, atuou em atendimento social e direção de entidades como o Lar de Meninas Amelie Boudet. Montou e dirigiu com uma das filhas, Lisângela, uma escola infantil e berçário. A educadora deixa ainda a filha Alessandra e netas.
Irmã do advogado, professor e ex-vereador Avamor Berlanga Barbosa, era tia do também advogadoi Tayon Berlanga, ex-presidente da OAB em Marília e conselheiro estadual da instituição.
O falecimento provoca mensagens e reações de familiares, amigos, ex-alunos e pais de estudantes. Informações da família apontam que a educadora faleceu por complicações decorrentes da Covid. Há poucos dias havia perdido o marido, Newton.