Marília

Marília 92 – Famema prepara curso de psicologia e centro universitário

Marília 92 – Famema prepara curso de psicologia e centro universitário

A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) divulgou em mensagem sobre o aniversário de emancipação de Marília a previsão de criação de um novo curso na área da graduação, o de Psicologia, parte da implantação do Projeto Excelência no Ensino.

A Instituição também visa tornar-se um Centro Universitário, além de viabilizar recursos para a construção do Campus Universitário na área com mais de 12 mil metros quadrados, localizada entre as avenidas Tiradentes e Esmeraldas, ao lado do Supermercado Tauste.

O projeto arquitetônico do Campus contempla prédios acadêmicos da graduação e da pós-graduação, bibliotecas, laboratórios, anfiteatros, ambulatórios didáticos, restaurante universitário, centro de esportes e lazer e salas de convivência. 

A Famema completou em janeiro, 55 anos de existência. Surgiu como instituição pública municipal de ensino superior, inicialmente com o curso de Medicina. Com a necessidade de ampliação da formação de qualidade do ensino na área de saúde, em 1981 foi criado o curso de Enfermagem.

Desde 1994, a FAMEMA é uma Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de  Desenvolvimento Econômico.

Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo criou a Autarquia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, entidade de direito público dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A autarquia HCFAMEMA possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da FAMEMA.

Desde 1997, a Famema utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no País, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de Medicina e de Enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.

Na última edição do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), divulgada em outubro de 2020, os Cursos de Medicina e Enfermagem obtiveram nota 5. A nota máxima obtida pelos estudantes coloca a FAMEMA entre as mais qualificadas instituições de ensino, sendo a décima sexta no País e a quarta no Estado de São Paulo.

A FAMEMA também é polo presencial da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na cidade de Marília, oferecendo os cursos de Engenharia de Produção, Tecnólogo em Gestão Pública, Eixo de Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática) e Eixo de Computação (Engenharia da Computação, Engenharia em Ciência de Dados e Bacharelado em Tecnologia da Informação). A previsão é a possibilidade de ampliação na oferta de cursos da Univesp para os próximos anos.

O Projeto Excelência no Ensino define metas e ações em todas as áreas da FAMEMA. Na Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a implantação de doutorado nos programas de Stricto Sensu e elevação dos conceitos Capes nos Mestrados Profissional e Acadêmico.

A Diretoria da FAMEMA continua empenhada junto ao Governo do Estado na realização de concursos públicos na Instituição. Na carreira docente, os concursos chegaram a ser autorizados, entretanto suspensos com a pandemia da COVID-19.

A proposta é a ampliação do Plano de Carreira Docente Institucional, além da aprovação da lei que constitui o Quadro de Pessoal Técnico e Administrativo da FAMEMA.