O Hospital das Clínicas de Marília notificou a Prefeitura de Vera Cruz sobre um caso confirmado de leishmaniose em uma paciente da cidade internada para atendimento de quadro de Covid.
A notificação deve provocar medidas de bloqueio da doença que é transmitido por um vetor conhecido como mosquito palha e atinge principal cães, com quadros que podem ser mais graves em humanos.
Segundo o HC, a paciente oi internada com sintoma de COVID e alterações clínicas adversas, que após exames laboratoriais, confirmou ter COVID e a Leishmaniose.
O Giro Marília apurou que sem contato com familiares o Hospital teria alertado a Saúde de Vera Cruz sobre o caso. Uma reunião nesta quarta-feira deve discutir medidas de bloqueio e controle da doença.
A paciente está em ala de isolamento e recebe tratamentos para os dois quadros. O hospital destaca que não existe risco de contágio a outros pacientes pois a transmissão não se faz de pessoa para pessoa (o vetor é um mosquito) e o HCFAMEMA possui uma comissão que gerencia todas as medidas de controle de doenças transmissíveis no âmbito hospitalar.