Marília

Marília terá dia de orações, sinos e benção em voo inspirada em ação na UPA

Marília terá dia de orações, sinos e benção em voo inspirada em ação na UPA

Todas as paróquias e igrejas ligadas à Diocese de Marília participam no próximo domingo de uma atividade unificada homenagens a profissionais da Saúde e vítimas da Covid com orações, toque de sinos e uma benção para toda a cidade em voo panorâmico.

A atividade acompanha uma orientação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para marcar o domingo de Jesus Misericordioso, uma celebração estabelecida pelo Papa João Paulo II em 2000.

A Diocese programou uma Hora Santa – sem presença de fiéis mas com transmissões online – a partir das 14h e uma homenagem às 15h com toque de sinos em todas as paróquias.

Os padres devem ir às portas das Igrejas para uma benção a toda a cidade onde atuam.

Além disso, frei Roberto Luiz dos Santos, 42, participará de uma ação especial com apoio do Aeroclube de Marília e de voluntários com uma benção geral à cidade durante voo panorâmico.

A ação foi sugerida após uma benção promovida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, realizada no dia.

“A iniciativa partiu de pedido de uma paroquiana da igreja que trabalha na unidade e comentava muito sobre a dificuldade, tudo o que está acontecendo, o número de pacientes, o cansaço dos profissionais”, explica o frei, um pároco franciscano que atua na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

A benção envolveu celebração com o Santíssimo, símbolo da presença de Jesus, que só pode deixar a paróquia com aprovação do Bispo.

“Vi muita gratidão no olhar das pessoas e a devolutiva que recebi é que os profissionais elogiaram muito, sentiram-se muito reconfortados com a presença Divina do Santíssimo.”

Um vídeo sobre a benção (assista no final da matéria) deu mais repercussão ao trabalho e muitas pessoas se sentiram tocadas, incluindo a mora Cíntia Cristina Mas Suizu, fisioterapueta na rede municipal de Saúde, que fez o convite e articular as adesões e apoios para a benção aérea como forma de atingir toda a cidade.

Frei Roberto, de família na região de Presidente Prudente, está em Marília há cinco anos e diz que o momento exige visão misericordiosa.

“Tenho dito nas celebrações. Precisamos ser misericordiosos, olhar a situação de miséria, seja limitação de doença ou fragilidades na vida, olhar isso com o coração, toda essa pandemia, todas as pessoas sofrendo, tantas vidas sendo perdidas. Não podemos ficar na indiferença. Orar, rezar, cuidar e fazer o que for possível para que a doença não se espalhe. Se tiver que trabalhar, trabalhe mas com todo cuidado. Tomar todos os cuidados, cuidando da minha vida também cuido do outro e olho com misericórdia.” 

Veja o vídeo da benção na UPA