O estado de São Paulo vai retornar à fase vermelha da quarentena a partir do próximo dia 12 de abril e permanecerá em vigor até o dia 18 de abril. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa da gestão estadual no início da tarde desta sexta-feira (9). Apesar da alta no número de internações e mortes por Covid-19 no estado, de acordo com a gestão estadual, a mudança permite o retorno das atividades presenciais nas escolas das redes públicas e privadas, desde que autorizadas pelas prefeituras.
“Nós tivemos ao longo dessas últimas semanas avanços importantes na contenção da pandemia no estado de São Paulo, através de algumas estratégias como a vacinação, na abertura de leitos, só nesses últimos 3 meses, mais de 6 mil leitos de UTI foram abertos e as medidas de distanciamento e isolamento social, com o apoio da população, temos tido um resultado concreto”, afirmou Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo.
“Essa medida que foi tomada hoje pela manhã através do diálogo com o centro de contingência, com a equipe do secretariado e o governador João Doria, mostra claramente que a medida tomada na fase emergencial, o esforço feito nas últimas semanas, começa a dar resultados”, acrescentou o vice-governador.
Você viu?
O que muda?
Nesta fase, alguns serviços essenciais que estavam vetados, como por exemplo as lojas de materiais de construção também poderão reabrir, a retomada de eventos esportidos profissionais, sem a presença do público e retirada de pedidos de comida diretamente das lojas e dos restaurantes.
Continua em vigor a proibição de cultos religiosos presenciais; a recomendação de teletrabalho; a recomendação do escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria e o toque de recolher das 20h às 5h em todo o estado.
A fase emergencial começou no estado no dia 15 de março, dias depois de ser decretada a fase vermelha porque houve piora nos números de casos, óbitos e risco de colapso no sistema de saúde por lotação de enfermarias e UTIs.
O que não pode funcionar na fase vermelha do Plano São Paulo: Teatros Shoppings Lojas de rua Concessionárias Escritórios Parques Clubes Academias Igrejas e atividades religiosas Salões de beleza Cinemas