A família de um comerciante da zona sul da cidade divulgou nesta quarta-feira um apelo em redes sociais para conseguir leito de UTI para quadro de Covid com comorbidades.
Paulinho, dono de uma sorveteria, foi levado para o Pronto Atendimento da zona sul no sábado. Está intubado em um leito de estabilização na unidade.
“Ele está intubado, tem diabetes, teve um câncer recente, está com as plaquetas baixas, os médicos disseram que ele precisa de um leito URGENTE. Ele não pode ficar lá nem mais um dia, eu imploro a ajuda de vocês”, postou o filho, Marcelo.
Ele contou ao Giro que a Saúde manifestou a possibilidade de transferência para outra cidade, mas a medida depende da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) que identifica vagas disponíveis.
Com o sistema hospitalar à beira do colapso, vagas de UTI estão lotadas em diferentes regiões do Estado com fila de espera.
Marília aponta longo período com 100% de uso das vagas no SUS e nos leitos particulares, que provocaram a criação dos leitos especiais no PA e na UPA da zona norte.
O comerciante tem 63 anos de idade. Apresentou os primeiros sintomas no dia 2. Estava em acompanhamento e o quadro se agravou no sábado, quando ele procurou o atendimento do PA.
A mensagem foi direcionada a autoridades, hospitais, advogados e outras pessoas que possam auxiliar na busca pela vaga. Marcelo disponibilizou a linha (14) 98136-7625 para contatos.