Marília

Convênio cria em Marília ecossistema para profissionais de TI; vai atingir o Estado

Convênio cria em Marília ecossistema para profissionais de TI; vai atingir o Estado

O governo do Estado e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília assinaram um convênio de incentivo e implementação do projeto “Ecossistema Digital de Formação e Atualização Profissional em Tecnologia da Informação” que deve ser base de um modelo para ser usado em todo o Estado de São Paulo”.

Vai acelerar a formação e qualificação de profissionais e integrar órgãos públicos, empresas, faculdades, prestadores de serviço na ampliação do setor como uma vocação econômica e de serviços.

O objetivo geral é ampliar a oferta e a adesão de profissionais qualificados para atuar nas empresas dos Arranjos Produtivos Locais de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo.

Vai oferecer uma plataforma digital aberta de educação remota para criação de trilhas de conteúdos formativos nas tecnologias e metodologias e individualizar a criação de cursos de perfil profissional que atendam às hardskills e softskills específicas de cada empresa.

Também forma um ambiente informacional digital para as empresas implantarem uma plataforma de Universidade Corporativa. Será possível buscar contato para aprimorar e direcionar os profissionais para atendimento às suas demandas, além de atrair talentos.

O pesquisador e professor da área Elvis Fusco, coordenador do Arranjo Produtivo de Marília, destaca que a iniciativa vai beneficiar todos os clusters de Tecnologia da Informação do Estado. “Vamos implementar primeiro no ecossistema de Marília e depois estender para todo do Estado”, explica.

Elvis participou do lançamento do convênio em evento com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, com participação do diretor do Ciesp, Chikao Nishimura, do presidente da Jucesp, Walter Ihoshi e do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira,.

Universidades participaram com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva; a professora Cláudia Mosca, da Unesp, e o superintendente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Alberto Issamu Honda.

O poder público da cidade foi representado pelos secretários municipais Marcos Boldrin (Administração) e Nelson Moura (Desenvolvimento, Trabalho e Turismo) e pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende.

Instituições também foram representadas pelo diretor do Senai, Ronaldo Sotrate, além da Asserti com Milton Breda, João Batista dos Santos, Giulianna Marega e Marcel Farto.